Visitantes

Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CELULARES VIRAM LIXO MUITO RÁPIDO!


Segundo pesquisas, os usuários brasileiros trocam de celular a cada 18 meses. Este giro ocorre, principalmente, devido aos lançamentos de aparelhos mais sofisticados e aos apelos das operadoras. Afinal, com o objetivo de reter seus clientes, algumas chegam a dar terminais. Além do curto “tempo de vida” dum celular por aqui, o Brasil já ultrapassou os 123 milhões de linhas móveis.


E o lixo eletrônico? Qual o destino das incontáveis placas de circuito impresso? Onde vão parar as baterias compostas de metais tóxicos como cádmio, chumbo, níquel, óxido de mercúrio, etc…?


Enquanto nosso país ainda discute a política de resíduos sólidos, operadoras e fabricantes de equipamentos vão ensaiando os primeiros passos. A partir deste ano, a Claro passa a se responsabilizar não só pelo recebimento dos aparelhos, mas também pela destinação dos componentes às recicladoras credenciadas por órgãos ambientais. Hoje, as lojas próprias da Claro possuem urnas coletoras. A empresa garante que, até junho, todos os pontos-de-venda, inclusive os 3,3 mil agentes autorizados da operadora, estarão equipados com a urna coletora. 


A Vivo, dona de uma carteira com 33,7 milhões de clientes, recolheu no ano passado cerca de 130 mil aparelhos e 105 mil baterias pelo projeto Vivo Recicle seu Celular, programa que também recolhe acessórios. Com esta atividade, a empresa recebeu quase R$ 50 mil, dinheiro que foi doado à Audioteca Sal & Luz, que produz e empresta livros em áudio para pessoas com deficiência visual. 


Felizmente, além dessas operadoras, o Brasil também conta com empresas que desenvolvem um belo trabalho em respeito ao meio ambiente. É o caso da Umicore Brasil. Ano passado ela enviou para a Suécia 30 toneladas de baterias recarregáveis, o que representa 3% da coleta que o grupo fez em 29 países. Em 2008 o grupo já coletou 20 toneladas e até abril pretende exportar 10. De acordo com Ricardo Rodrigues, gerente de desenvolvimento de negócios da Umicore, o aumento no volume é uma conseqüência do acordo fechado entre a empresa e a Motorola. Já nas refinarias do grupo no exterior, os produtos são reciclados e posteriormente são utilizados na fabricação de catalisadores automotivos e componentes para a indústria eletrônica




Concluindo: finalmente a preocupação com o meio ambiente começou a se firmar na pauta das grandes empresas e como estas servem de modelo para as menores, em breve, veremos mais harmonia entre o homem e as riquezas naturais de nosso planeta. Ainda há muito trabalho pela frente, mas estamos caminhando…

Fonte: http://www.vivasemfio.com/blog/lixo-eletronico-reciclagem-celular-umicore/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pôr do Sol Perfeito...

Oceano perpétuo - animação da NASA mostra o movimento dos oceanos. Engrenagem q oxigena a vida!

Em breve a China impactará o mundo! Motor Magnético Chinês.

MÃE NATUREZA

Twitter

Vida Sustentável 2 - André Trigueiro

Seja Bem Vindo!

Na nave Terra não há passageiros, só tripulantes. Cabe a cada um de nós assumir o seu posto!

Não importa o que as pessoas lhe digam...sim, palavras e idéias, podem mudar o mundo.

Vou postar aqui videos, textos de conscientização ecológica e links de sites importantes do gênero. Seja um frequentador assíduo deste espaço e contribua também. Seus textos e dicas são sempre bem vindos! Abrçs!


Motor Magnético - Holanda

VIDEOGRAFICO USINA DE BELO MONTE

ESTUDE INGLÊS E ESPANHOL POR CONTA PRÓPRIA!

Powered By Blogger