É certo que a terra, ao longo desses milhões de anos, vem sofrendo transformações geofísicas em sua estrutura. O planeta equipara-se a um barco navegando em mares desconhecidos pelo vasto universo, sujeito á tempestades e calmarias. Os ciclos siderais ás vezes arrastam um planeta por correntes tortuosas, onde nenhum corpo planetário está livre de interferências cósmicas que geram transformação, renovação e até mesmo destruição de seu habitat.
Diante disso tudo, entre o caos e a ordem nos sistemas planetários, o que parece o nosso desejo por riquezas, a ganância, a cobiça, a vaidade, o orgulho e a arrogância?
Esta é a HORA DA DECISÃO: o que valem dogmas ou rótulos religiosos? O evangélico, o católico, o budista, o espírita, o muçulmano, o umbandista, o maçom, o hinduísta, o metodista, o ateu, o comunista, o capitalista, o neoliberal, etc., todos, terão que optar entre os dois caminhos... a via da cooperação ou a da auto-destruição. O resto é blá, blá, blá!
Do jeito que estamos indo é praticamente certo o destino da humanidade e não é necessário ser especialista para fazer tal dedução. Os homens falharam em criar um sistema embasado na sustentabilidade. O progresso tecnológico nos fez ignorar os princípios mais básicos de sobrevivência. Nenhum sistema, seja ele qual for, subsistirá se não se observar a sua auto-sustentação a longo prazo.
Como podemos perceber, estamos no limiar de grandes acontecimentos. Dos quais ninguém em nenhum lugar do planeta está livre. Mas não devemos nos preocupar com aquilo que não está ao nosso alcance fazer e sim com aqueles procedimentos simples do dia-a-dia que se praticados por todos serão decisivos para a sobrevivência da raça humana neste planeta.
Estamos completando mais um ciclo, o qual já nos apresenta preocupantes eventos, lembremos que antigas catástrofes já ocorreram em nosso tempo e muitas outras ainda sobrevirão, mas qual tem sido o papel da civilização para amenizar certas catástrofes passíveis de ser evitadas. Fechar os olhos, tapar os ouvidos, encolher os braços, apenas nos faz ainda mais responsáveis pelos erros da humanidade como um todo.
W.X.
Nenhum comentário:
Postar um comentário