Visitantes

Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2013

Reciclagem de Vidro


Por Fernando Rebouças

O vidro é uma substância inorgânica, amorfa e homogênea, é gerado pelo resfriamento de massa em fusão que solidifica pela crescente viscosidade até o ponto de rigidez, sem atingir o ponto de cristalização.

O vidro foi descoberto por acaso, quando navegadores ao acenderem uma fogueira na praia, descobriram que areia em contato com o cálcio das conchas em alta temperatura  produziam a substância do vidro. Estima-se que por volta de  7.000 a.C os povos da Síria e da Babilônia já o utilizavam.

Nos tempos atuais, a reciclagem do vidro ocorre principalmente por meio do derretimento do vidro antigo para a geração de um novo. No processo de reciclagem o vidro é selecionado por cores: incolor, verde e marrom.

Na maioria dos casos, os vidros encontrados nos lixões são provenientes do lixo doméstico e comercial, abrangendo garrafas, lâmpadas incandescentes, molduras, janelas e potes de conservação para alimentos.

Reciclar vidro é mais econômico do que produzi-lo. Produzir um novo vidro exige o uso dos insumos básicos como a areia, o calcário, o carbonato de sódio e equipamentos de elevação de temperatura. Na reciclagem do vidro usado, todos esses componentes são naturalmente reutilizados. O termo “cullet” refere-se a um vidro pronto novamente derretido.

É um material facilmente reciclável, não possui substâncias tóxicas e nocivas ao meio ambiente. A sua produção não implica em poluição atmosférica, pois boa parte dos fornos atuais utilizados para a sua fundição são ligados pela energia elétrica. Muitas fábricas utilizam o gás natural no lugar da eletricidade para diminuir os custos de produção e diminuir o impacto ambiental.
 

Há dois processos básicos de reciclagem: derretimento e moagem.

Derretimento

Processo mais comum e mais conhecido, requer menor energia para a fundição. Nesse processo o vidro é rederretido e é muito utilizado em escala industrial.

Moagem

Na moagem o vidro moído pode ser adcionado ao cimento como reforço ao material de construção, eliminando a necessidade de adição de componentes agregados na construção civil. Nesse processo, o vidro é moído ou quebrado em cacos. Porém, a sua utilização no cimento tem exigido maiores pesquisas para determinar o grau da reação álcali-agregado, pois o vidro é composto por sílica substância que pode reagir ao álcalis do cimento em meio aquoso, compromento a qualidade do concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pôr do Sol Perfeito...

Oceano perpétuo - animação da NASA mostra o movimento dos oceanos. Engrenagem q oxigena a vida!

Em breve a China impactará o mundo! Motor Magnético Chinês.

MÃE NATUREZA

Twitter

Vida Sustentável 2 - André Trigueiro

Seja Bem Vindo!

Na nave Terra não há passageiros, só tripulantes. Cabe a cada um de nós assumir o seu posto!

Não importa o que as pessoas lhe digam...sim, palavras e idéias, podem mudar o mundo.

Vou postar aqui videos, textos de conscientização ecológica e links de sites importantes do gênero. Seja um frequentador assíduo deste espaço e contribua também. Seus textos e dicas são sempre bem vindos! Abrçs!


Motor Magnético - Holanda

VIDEOGRAFICO USINA DE BELO MONTE

ESTUDE INGLÊS E ESPANHOL POR CONTA PRÓPRIA!

Powered By Blogger